Contos de Ernane Martins

sábado, 25 de junho de 2016

10 Conselhos Incríveis de Clarice Lispector

De origem judia, nascida na Ucrânia, Clarice Lispector é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX, Estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem, Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H. (1964) e "A Hora da Estrela" (1977). 

Procurando frases dela, encontrei 10 sensacionais conselhos que ela escreveu. Talvez ela não os escreveu com esse propósito. Talvez algumas dessas frases foram tirados dos seus livros e vinda de seus personagens. Sinceramente, eu não sei em que momento da vida ela escreveu essas frases. Só sei que são boas, que vale a pena perder alguns segundos da vida lendo Clarice. É sempre gostoso e atinge em cheio a nossa alma.


"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Descubra 10 razões pelas quais a leitura pode melhorar a sua vida

Ouvimos o tempo todo que a leitura pode fazer maravilhas para as nossas capacidades mentais, nosso humor e nossos sentimentos. Então, é verdade?

Pesquisas comprovam que a leitura realmente é uma atividade muito útil. Veja e descubra por que pegar um livro é, provavelmente, a melhor decisão que você pode fazer hoje.


1. Leitura alivia o stress.


Como você  gasta o tempo quando está estressado? Ouve música ou talvez faça uma caminhada? Pesquisadores da Universidade de Sussex asseguram que você deve tentar ler. Uma pesquisa mostrou que a leitura é a maneira mais eficaz de superar o estresse em comparação com a música, caminhada, beber uma xícara de café, etc. Leva apenas seis minutos para reduzir seus níveis de estresse em mais de dois terços.


2. Leitura ajuda a se livrar da insônia.


Foi provada que a leitura é uma das formas mais eficazes para se acalmar e se preparar para uma boa noite de sono. As luzes brilhantes provenientes de seu telefone e das telas de TV enviam sinais ao cérebro dizendo que é hora de acordar. Já fazendo a leitura do seu livro favorito, sob uma luz fraca, tem o efeito oposto - seu cérebro percebe que é hora de descansar um pouco.


3. Leitura nos torna pessoas mais empáticas.


Quando você está lendo um livro, especialmente ficção, você se sente emocionalmente transportado para a história e de alguma forma sente um vínculo emocional com os personagens? Experimentos mostram que as pessoas que leem ficção e que se sentem emocionalmente ligadas com a história tem uma forte empatia na vida real.

sábado, 18 de junho de 2016

A História da Mulher dos Três Peitos

Esse é um conto meu, do meu livro Brisa e Vendaval. É uma história baseada em fatos reais, Vi na tevê uma vez. Só criei os personagens e imaginei os fatos que poderiam ter acontecido entre eles, os detalhes para essa moça vir a adquirir os três peitos e terminar de uma forma surpreendente e controversa. Chamo esse conto de Imaginação.

Imaginação

 As antigas namoradas diziam que Celso não valia nada, falso, mentiroso, canalha. Só porque tem o pai rico achava-se no direito de falar e tratar a namorada da forma que bem entendesse. Não gostava muito de ser contrariado. Deixava transparecer com facilidade a insatisfação pela namorada com o decorrer do relacionamento.
A má fama de Celso se espalhava pelo campus da Uniatóri e por outros locais em que ele marcava presença. Mesmo assim, havia muitas garotas que ignoravam as mensagens claras de advertência e se encontravam dispostas a aceitar o convite para sair com ele. Celso é um homem charmoso, tem um carro esporte de cair o queixo, frequenta os melhores bares e boates da cidade.
Ele estudava Administração havia três anos e nunca prestara atenção nas moças do baixo clero da faculdade. Tinha a impressão de que nenhuma daquelas plebeias podia despertar nele algum interesse. Mas mudou completamente de opinião quando esbarrou com Janaína no corredor. Ele foi tragado para dentro do decote dela e depois olhou encantado para a face da estudante.
Janaína virou o rosto e seguiu adiante. Celso correu atrás dela e pediu desculpas pelo esbarrão. Não foi com esse gesto que ele ganhou a moça, mas metade do caminho já tinha sido percorrida.
Do beijo na boca ao motel foi um pulo. Ao despi-la lentamente, ele ficou deslumbrado ao ser apresentado aos seios dela. Eles não eram somente belos, eram as duas esculturas mais bonitas já vistas. Não eram grandes como melão ou pequenos que nem gema de ovo. Eram do tamanho ideal. Eram duas maças retas, macias e carnudas. Duas rochas tão firmes que a lei da gravidade não seria capaz de despencá-los. Ele constatou, principalmente com as mãos, que aquilo não se constituía numa fantasia. Tratava-se da mais pura e deliciosa realidade.
O namoro veio para coroar a felicidade que ambos evidenciavam quando estavam juntos. Ele continuou seguindo de vento em popa. Janaína não tinha reclamações ou queixas a fazer do namorado. Celso vivia quase única e exclusivamente para ela. Não tinha olhos para outra mulher.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Como um Gesto de Compaixão Muda uma Vida


Esse é um dos vídeos mais emocionantes que já vi. A filha de um prisioneiro de guerra volta a Tailândia para descobrir o que fez o seu pai mudar. Ele conheceu o pior do ser humano. Mas. após a guerra, ele se tornou uma pessoa cheia de compaixão. A filha encontra uma senhora para desvendar o mistério. A resposta é bela, tocante e incrível.

sábado, 11 de junho de 2016

A Caixinha


Há um tempo atrás, um homem castigou sua filhinha de 6 anos por desperdiçar um rolo de papel de PRESENTE dourado. O DINHEIRO andava escasso naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina envolvendo uma caixinha com aquele papel dourado e colocá-la debaixo da árvore de Natal.

Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menininha levou o PRESENTE ao seu pai e disse:

- Isto é para você, paizinho!

Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reação, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia. Gritou, dizendo:

- Você não sabe que quando se dá um PRESENTE a alguém, a gente coloca alguma coisa dentro da caixa?

A pequena menina olhou para cima, com lágrimas nos olhos, e disse:

- Oh, Paizinho, não está vazia. Eu soprei beijos dentro da caixinha. Todos para você...

O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse. Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos e sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, ele tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali...
.............................................................

De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós humanos temos recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos de nossos pais, filhos, irmãos e amigos...
Ninguém poderá ter uma propriedade ou posse mais bonita e importante que esta.

Autor desconhecido

quarta-feira, 8 de junho de 2016

10 Lindas Frases de Caio Fernando Abreu

Acho que você já ouviu falar de Caio F. Abreu. Seus textos e frases fazem sucesso nas redes sociais. Eu não sabia, mas ele é falecido há mais de vinte anos. O escritor gaúcho tinha 47 anos e uma consagrada obra literária expressa em romances, contos e crônicas. "Queria tanto que alguém me amasse por alguma coisa que eu escrevi”, afirmou Caio Fernando Abreu certa vez. Ele conseguiu o que tanto sonhava. Muitos o veneram e o adoram. Escolhi alguns frases bonitas dele que o destino fez encontrar hoje pela frente.


"Eu sei que todos os dias 
quando eu acordo
Deus dá um sorriso e me diz: 
estou te dando a chance
de tentar de novo".

E da próxima vez que a gente se encontrar, vou pedir para o relógio do mundo dar uma paradinha, só pra esticar esse tempo de abraço que fez meu coração pulsar de um jeito que jamais nenhum outro fará.


"Você tem me ganhado nos detalhes e aposto que nem desconfia." 


Eu não te pergunto nada, não te peço nada, até não me preocupo onde e com quem você esteja.
Mas toda noite eu sussurro bem baixinho até o sono vir: me ama por favor.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

O Prometido


O que leva um homem a deixar sua casa, vir de um recôncavo longínquo, percorrer milhares de quilômetros, ficar à mercê das intempéries do tempo para alcançar uma cidade nanica e simplória como São Bonja? Ela era apenas uma lenda. Os comentários a respeito dela podiam ser falsos ou exagerados. A aventura, no final das contas, podia não valer a pena, seria um desperdício de tempo e de dinheiro, fora o risco de voltar para casa frustrado e se rotulando como bobo e ingênuo.
Mas Cícero recusou seguir os conselhos daqueles que se opunham a sua viagem. Sentia-se como um explorador indo atrás de algo belo e poucas vezes visto. A cidade de São Bonja e seus múltiplos defeitos não o desencorajavam a conhecê-la, as mais formosas flores às vezes nascem em lugares que a gente menos espera.
Numa sossegada manhã de primavera, Cícero chegou à cidade. Realmente, São Bonja era do jeitinho que a descreveram: humilde e de pouco valor. Ele não demorou a perguntar sobre a lenda da qual tinha ouvido falar. Recebeu a informação de que ela era verdadeira e que a sua beleza ia além daquela que ele imaginava.
Feitas mais algumas perguntas, ele passou a vigiar um sobrado imponente, antigo e bem conservado. Precisava saber se ela fazia jus aos elogios que recebia. Só sairia dali quando a joia mais preciosa e mais desejada da cidade aparecesse diante dos seus olhos.
De repente, ele foi apresentado àquilo que tanto almejava ver. A aparição dela ocorreu na sacada, foi curta, porém não menos arrebatadora. Cabelos cor de mel, de uma suavidade majestosa; pele branquinha feita com o mais raro material divino; boca delicada, de contornos aprimorados como de uma flor; olhos de tigresa, de deusa, que serviam única e exclusivamente para serem deliciados; jeitinho tímido que refinava ainda mais a sua graciosidade. Ana Beatriz era linda de matar ou morrer.
Cícero voltou para dentro da venda, localizada diante do sobrado, sem se esquecer de nenhum detalhe da beldade que acabara de se exibir. Pediu uma dose de cachaça. Tomou de uma vez só. A lenda da mulher mais bonita do mundo era autêntica, ainda bem. Percebeu que nunca antes tinha visto algo tão belo.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Filme emocionante

O autor é Po Chou Chi, um jovem diretor, natural de Taiwan, radicado em Los Angeles, ele produziu o curta Lighthouse ("Farol") cheio de sutilezas e simbolismos, o filme trata delicadamente da relação entre pai e filho, do crescimento, de amor e respeito. Mostrando que o fim também é o começo. Assista, é um filme emocionante!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...